18
Jun
09

soluções verdes

Quem ouve a rádio Eldorado, já deve ter  tido contato com o podcast “Soluções Verdes”, inserções do paisagista Marcelo Faisal, sobre sustentabilidade, durante a programação.

Gostei bastante de uma que aborda o seguinte tema:  “Sistema de captação de água da chuva “,

O sistema de captação, armazenamento e filtragem da água da chuva, pode ser utilizado em residências, indústrias e no comércio.

A  captação da água da chuva, é feita pelos  telhados e calhas, sendo conduzida  posteriormente para um   filtro auto  limpante . Após a filtragem, essa água é acondicionada   em  sisternas ou tanques subterrâneos, sendo estocada ao abrigo da luz e do calor,  pois assim se mantém longe de bactérias e algas.

Ao optar pelo reabastecimento de água da chuva, esta poderá ser usada para encher  piscinas, serviços de limpeza em geral, descarga de banheiros, reservatórios contra incêndio, ou irrigação de áreas verdes, entre outras coisas. Só não pode ser consumida  como água potável.

A   captação da  água de chuva,  é  apenas um dos fatores de economia da água. Há várias maneiras de fazermos isso, mudando  pequenos hábitos de consumo  diário, tais como: permanecer  menos  tempo no banho, deixar a torneira aberta apenas o tempo necessáro, quando lavarmos as mãos, escovarmos os dentes ou lavarmos o rosto,  não utilizar mangueiras como vassouras para varrer a calçada.  Vale salientar que as descargas dos banheiros, são responsáveis por uma boa parcela de desperdício. Já existe no mercado, sistema de descarga que dosa a quantidade de água  necessária para  higienizar resíduos líquidos e sólidos. O custo benefício da troca do equipamento, é bastante favorável.   

Se ficarmos atentos a essas pequenas dicas, com certeza resultará em economia. Não se preocupe se essa economia for mínima, pode ter  certeza de que a longo prazo ela se fará notar, principalmente na sua conta de água.  Cada gota conta e cada pessoa faz adiferença, afinal,  sustentabilidade = educação!

Anúncios

0 Responses to “soluções verdes”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


autor/proposta

josé luiz leone, arquiteto/designer ARQBAR = BAR : balcão+serviço rápido+amigos+ camaradagem+bate papo+ descontração+ circulação de informações+pessoas+ aprendizado+relacionamentos +parcerias+divulgação de trabalhos+ cumplicidade+novidade+ informação+arte+arquitetura+design

Acessos

  • 117,839 acessos
Junho 2009
S T Q Q S S D
« Maio   Jul »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Páginas

twitter

  • @MarceloTas O mais preocupante da renúncia de Bento XVI é Lula mudar os planos e querer ocupar a santa cadeira 4 years ago
  • a forma do som? wp.me/pqIMY-116 5 years ago
  • Ufa, segundo turno. Nos livramos do Netinho, mas infelizmente não do tiririca.Td bem vamos eliminando pouco a pouco 6 years ago
  • Olha aí o povo dano o recado nas urnas : lugar de pagodeiro e fazer show para quem gosta 6 years ago
  • RT @Ednad: A @locaweb informou que o "problema" pode se manter por 15 dias. Até lá muitos já mudaram para outro fornecedor. 6 years ago

%d bloggers like this: