27
Ago
09

decifra-me ou te devoro…

A Esfinge, como todos sabem,  é um ser mitológico que possui a cabeça de mulher, o corpo de um leão e as asas de uma águia. Conta a lenda grega que esse monstro, invadiu o território da cidade de Tebas, destruindo os campos e afugentando os moradores. A tal Esfinge, que havia aprendido um enigma com as Musas, propôs-se a se retirar do local se alguém conseguisse decifrar o seu significado. Bem, só   para encurtar, Édipo conseguiu decifrar o enigma, a criatura suicidou-se e a estória seguiu seu rumo.

Eu,  como não passo de um reles mortal, e  nunca decifrei sequer uma bula de remédio, já fui devorado  por vários mistérios que rondam a vida, por pura incompetência em decifrar enigmas..

O que existe por tras de uma simples foto?  Quem está ali ? Que pergunta ela nos faz?  Que  universo  essa imagem  suporta ? A sensação que tenho, é a de que a foto é como a barragem que segura a força das águas de um rio. Se  essa barragem romper, todos os enigmas estarão desvendados.

A foto acima,  é do ator austríaco,  Klaus Maria Brandauer no filme Mephisto, do diretor húngaro Stvan Szabó.

O filme  de 1981, adapta a história de Mefistófeles e Fausto  ao contar a trajetória de Hendrik Höfgen, ator  que abandona sua consciência e continua a atuar e a se aproximar do  partido nazista,  mantendo seu emprego e ascendendo socialmente.  Assim como Fausto vendeu sua alma ao diabo, ele se vendeu ao nazismo.

Convivo há anos com essa foto. Confesso que em diversos momentos já me peguei hipnotizado por ela. Forte e desafiadora,  sempre me devorou!

Passo a bola.  Se se sentir desafiado a decifra-la, olhe profundamente em seus olhos. Se não conseguir, fica pelo menos a dica de um grande filme. Mephisto,  uma aula de cinema.

Anúncios

1 Response to “decifra-me ou te devoro…”


  1. 1 edna
    Agosto 27, 2009 às 9:55 pm

    Desafio: Fixe os olhos na imagem e não sinta medo.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


autor/proposta

josé luiz leone, arquiteto/designer ARQBAR = BAR : balcão+serviço rápido+amigos+ camaradagem+bate papo+ descontração+ circulação de informações+pessoas+ aprendizado+relacionamentos +parcerias+divulgação de trabalhos+ cumplicidade+novidade+ informação+arte+arquitetura+design

Acessos

  • 118,924 acessos
Agosto 2009
S T Q Q S S D
« Jul   Set »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Páginas

twitter

  • @MarceloTas O mais preocupante da renúncia de Bento XVI é Lula mudar os planos e querer ocupar a santa cadeira 4 years ago
  • a forma do som? wp.me/pqIMY-116 5 years ago
  • Ufa, segundo turno. Nos livramos do Netinho, mas infelizmente não do tiririca.Td bem vamos eliminando pouco a pouco 7 years ago
  • Olha aí o povo dano o recado nas urnas : lugar de pagodeiro e fazer show para quem gosta 7 years ago
  • RT @Ednad: A @locaweb informou que o "problema" pode se manter por 15 dias. Até lá muitos já mudaram para outro fornecedor. 7 years ago

%d bloggers like this: