08
Set
09

parque elevado

Muito já se falou em demolir  o elevado Costa e Silva, vulgo Minhocão, idealizado pelo prefeito Faria Lima e “cometido” pelo Sr.  Paulo  Maluf. Chamado de  “aberração arquitetônica”,  ainda hoje não é bem visto pela população da região, devido à desvalorização de seus imóveis e à deterioração do local.  Que destino dar  aquele elefante branco !?  –  é a pergunta que se fazem os arquitetos, desde a sua inauguração.

Só para a gente ficar com água na boca e ainda vislumbrar uma vaga luz no fim do túnel, uma linha de trem elevada, abandonada, foi transformada no mais novo parque de Nova York.  Trata-se do High Line Park.

O projeto do High Line Park, no West Side de Manhattan levou anos para sair do papel.  O parque estende-se  por 2,5 km  e proporciona uma vista privilegiada  para o Rio Hudson e também da conhecida e cultuada  paisagem da cidade.

Há uns 80 anos atrás, a Estrada de Ferro Central de Nova York, construiu aproximadamente 3,2 km de ferrovia elevada para transportar carga no lado oeste de Manhattan, passando pelo interior de prédios e fábricas.  Foi parcialmente demolida em 1960, e em 1980, deixou de ser usada.  Cogitou-se a sua demolição, mas a população articulou-se, agrupada numa organização chamada “Friends of High Line”, conseguindo evitar essa ação.   A área de lazer do parque combina estruturas de concreto e áreas verdes, e chega a ter árvores em alguns pontos, procurando também manter a vegetação original, bem como as linhas de trem.

Pois é, criatividade aqui,  sei que não falta. Não é fácil, mas  o  exemplo da “Friends of High Line”, é um alento.  Também  podemos nos articular em torno da questão do nosso desconfortável Minhocão,  e obter uma solução positiva, minimizando o estrago e   liquidando de vez o ônus que “certas pessoas” nos impuseram como uma  herança nefasta resultando nessa relação de fascínio e repulsa que mantemos  com nossa cidade.

High Line Park, Nova York (foto: Marcie G. Pellicano)

High Line Park, Nova York (foto: Marcie G. Pellicano)

https://arqbar.wordpress.com/2009/09/08/parque-elevado/

Anúncios

3 Responses to “parque elevado”


  1. Setembro 8, 2009 às 3:12 pm

    Na infância, eu achava o máximo quando minha mãe falava “vamos pegar o minhocão”, já me imaginava numa centopéia gigante, na maior velocidade possível. O tempo passa, ha-ha-ha.

    kiss.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


autor/proposta

josé luiz leone, arquiteto/designer ARQBAR = BAR : balcão+serviço rápido+amigos+ camaradagem+bate papo+ descontração+ circulação de informações+pessoas+ aprendizado+relacionamentos +parcerias+divulgação de trabalhos+ cumplicidade+novidade+ informação+arte+arquitetura+design

Acessos

  • 118,924 acessos
Setembro 2009
S T Q Q S S D
« Ago   Out »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Páginas

twitter

  • @MarceloTas O mais preocupante da renúncia de Bento XVI é Lula mudar os planos e querer ocupar a santa cadeira 4 years ago
  • a forma do som? wp.me/pqIMY-116 5 years ago
  • Ufa, segundo turno. Nos livramos do Netinho, mas infelizmente não do tiririca.Td bem vamos eliminando pouco a pouco 7 years ago
  • Olha aí o povo dano o recado nas urnas : lugar de pagodeiro e fazer show para quem gosta 7 years ago
  • RT @Ednad: A @locaweb informou que o "problema" pode se manter por 15 dias. Até lá muitos já mudaram para outro fornecedor. 7 years ago

%d bloggers like this: