11
Maio
10

o que fazer com o “elefante branco”?

Essa é a  pergunta que  vem sendo feita há uns  40 anos , desde sua inauguração. O elevado Costa e Silva, batizado com  um nome que não  traz boas recordações,  também conhecido como “minhocão”, gerou uma cicatriz indelével  na face de São Paulo, que não há cirurgia plástica que possa remove-la.

Ruim com ele, pior sem ele,  é  o  paliativo ao qual nos acostumamos a transitar como zumbis,  nas suas sinistras curvas, resolvendo nossas vidinhas,  mas   invadindo quartos e salas, deixando marcas de fuligem nas  paredes das pobres criaturas  que, por falta de opção, não puderam se desfazer de  seus imóveis desvalorizados,  e abandonar a  região degradada, em busca de lugares mais atraentes e saudáveis para viver.  Uma granada embrulhada para presente,  é a herança nefasta, que o senhor Paulo Maluf , nos deixou, com um bilhete mal escrito,  dizendo o seguinte:  Se ficar o bicho come, se correr o bicho pega”.

Vista aérea do projeto vencedor do Prêmio Prestes Maia Urbanismo de 2006, dos arquitetos Juliana Carradini, e José Alves,  que transforma o Minhocão em um parque. A foto foi modificada digitalmente.

Claro que os arquitetos, estão  sempre tentando minimizar o estrago, propondo as mais variadas  soluções que amenizem, o impacto negativo que o monstrengo  causou na cidade, mas nesse caso, até a criatividade, resolveu virar as costas.

Quem acompanha o blog, já deve ter visto o post sobre o Parque elevado – The High Line em  Nova Iorque. Caso não tenha visto, é só clicar em  https://arqbar.wordpress.com/2009/09/08/parque-elevado/.

O  High Line Park, pode ser um alento, um exemplo a ser seguido, mas aí,  já  é outra história, pois existe uma associação que monitora o projeto, as pessoas se articularam de forma séria para viabiliazr as obras  , enfim…

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, disse  querer que  o elevado Costa e Silva, o Minhocão, localizado na região central da capital, seja demolido. Ele defendeu que a demolição conste no projeto Operação Urbana Lapa-Brás que a prefeitura escolherá nos próximos meses. O objetivo desse projeto é revitalizar a área.

e aí, o que acham?

Anúncios

2 Responses to “o que fazer com o “elefante branco”?”


  1. Maio 28, 2010 às 9:53 pm

    Entre demolir e transformar em um parque, sou mais favorável à proposta do parque. Mesmo porque, a demolição iria causar ainda mais estrago no trânsito da cidade, e levaria anos para remover todos os resquícios da obra. Já a adaptação para um parque, pode revitalizar a area, melhorar a “paisagem” de quem vive perto do minhocão, valorizando novamente a região. Fora que qualquer ponto de verde no meio desse cinza e de ruas sujas é preferível.

  2. 2 Willian C. Gonçalves
    Setembro 1, 2010 às 7:38 pm

    A proposta da transformação do viaduto em parque é bem interessante, mas devemos nos precaver quanto a manutenção do lugar pois, se levarmos em conta a situação da maioria das praças do centro, tomadas pela marginalidade, o que aconteceria em um local suspenso?


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


autor/proposta

josé luiz leone, arquiteto/designer ARQBAR = BAR : balcão+serviço rápido+amigos+ camaradagem+bate papo+ descontração+ circulação de informações+pessoas+ aprendizado+relacionamentos +parcerias+divulgação de trabalhos+ cumplicidade+novidade+ informação+arte+arquitetura+design

Acessos

  • 117,834 acessos
Maio 2010
S T Q Q S S D
« Abr   Jun »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Páginas

twitter

  • @MarceloTas O mais preocupante da renúncia de Bento XVI é Lula mudar os planos e querer ocupar a santa cadeira 4 years ago
  • a forma do som? wp.me/pqIMY-116 5 years ago
  • Ufa, segundo turno. Nos livramos do Netinho, mas infelizmente não do tiririca.Td bem vamos eliminando pouco a pouco 6 years ago
  • Olha aí o povo dano o recado nas urnas : lugar de pagodeiro e fazer show para quem gosta 6 years ago
  • RT @Ednad: A @locaweb informou que o "problema" pode se manter por 15 dias. Até lá muitos já mudaram para outro fornecedor. 6 years ago

%d bloggers like this: