15
Jun
10

educação e sustentabilidade

Qualquer cidade do planeta em qualquer parte do mundo – pode melhorar sua qualidade de vida em menos de três anos, segundo o arquiteto Jaime Lerner, ex governador do Paraná, ex prefeito de Curitiba e conselheiro do movimento Planeta Sustentável.

Isso é possível, pois nem sempre a resposta vem através do dinheiro público, mas com ações coletivas. Os principais problemas das grandes cidades atuais são vários, mas três deles são essenciais às  próprias cidades: mobilidade, sustentabilidade e diversidade social.  Se esta equação estiver equilibrada, as diretrizes  estarão no caminho certo.

Segundo o arquiteto, os maiores entraves para a sustentbilidade, são:  a dependência excessiva do automóvel;  a moradia afastada do trabalho;  a divisão da cidade por funções, enfim, tudo o que dificulta a vida do cidadão.

A saída para resolver o problema da mobilidade nas grandes cidades,  é utilizar todos os meios de transporte: metrô, ônibus trem, sem jamais fazê-los competir entre si.  É perfeitamente possível ser feito o uso do carro, mas semelhante ao uso das bicicletas em Paris, como auxiliares do sistema de transporte público.

Um dos grandes problemas das metrópoles –  a imensa quantidade de lixo –  pode começar a ser resolvido, educando as crianças, que são a terra fértil para semear novos comportamentos. Em Curitiba, os alunos de  escolas  públicas  reciclam lixo e ensinam os pais. Em vez de gastar recursos para coletar o lixo e depois desperdiçar para separ-lo, por que não o separar em casa? Tímidamente isso já está começando a acontecer em várias localidades. Eu tenho a experiência aqui em Sampa,  só acho que poderia haver mais incentivo. O que é preciso é  intensificar e difundir cada vez mais essa prática, até que ela se torne  100%.

Confesso que a minha geração, não foi ensinada a manipular o lixo. Outros tempos. Achava-se que tudo o que não fosse  o espaço privado de nossas casas, não seria  de nossa responsabilidade. Pois é,  convivíamos com dinossauros, ou éramos um deles…   Por volta dos  vinte anos, quando cursava a faculdade de arquitetura, estava no carro de um amigo, descendente de  alemães, quando abaixei o vidro do carro,  fazendo  menção  de  jogar algo.  Ele me pediu para que não fizesse aquilo, apenas depositasse o que eu fosse jogar, num recipiente de lixo que ele carregava perto do painel do carro.  Aquilo,  para mim,  bateu de uma maneira tão incisiva,  que recolhi mina cauda de crocodilo,  e   nunca mais tive coragem de jogar uma pena,  se quer,  em algum lugar que não fosse no lixo. Aprendi e  de quebra ainda incorporei o tal recipiente de lixo em meu carro.

Promover inovação e sustemtabilidade numa cidade não sai caro. Nem sempre o que é mais caro e sofisticado, traz resultados satisfatórios. As idéias simples e baratas, as vezes tem um efeito bem maior trazendo  inovação e renovação. Inovar, é sobretudo,  colocar a idéia em prática o mais rápido possível, para provocar a mudança.

Baseado no artigo Planeta Sustentável Revista exame, julho 2010, entrevista com o arquiteto Jaime Lerner.

Anúncios

1 Response to “educação e sustentabilidade”


  1. 1 Edna
    Junho 19, 2010 às 9:13 pm

    Jaime Lerner sabe tudo! O a idéia do carro como o centro de tudo precisa acabar. Os governos acham que se a indústria automobilística vai mal a economia piora. O cidadão mora em uma casa horrível, mas tem um carrão lindo e zerinho na garagem. Não adianta só falar em sustentabilidade, mas pensar em como de fato temos que produzir riqueza sem desequilibrar tudo à nossa volta, inclusive o meio ambiente. Pronto falei.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


autor/proposta

josé luiz leone, arquiteto/designer ARQBAR = BAR : balcão+serviço rápido+amigos+ camaradagem+bate papo+ descontração+ circulação de informações+pessoas+ aprendizado+relacionamentos +parcerias+divulgação de trabalhos+ cumplicidade+novidade+ informação+arte+arquitetura+design

Acessos

  • 118,379 acessos
Junho 2010
S T Q Q S S D
« Maio   Jul »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Páginas

twitter

  • @MarceloTas O mais preocupante da renúncia de Bento XVI é Lula mudar os planos e querer ocupar a santa cadeira 4 years ago
  • a forma do som? wp.me/pqIMY-116 5 years ago
  • Ufa, segundo turno. Nos livramos do Netinho, mas infelizmente não do tiririca.Td bem vamos eliminando pouco a pouco 6 years ago
  • Olha aí o povo dano o recado nas urnas : lugar de pagodeiro e fazer show para quem gosta 6 years ago
  • RT @Ednad: A @locaweb informou que o "problema" pode se manter por 15 dias. Até lá muitos já mudaram para outro fornecedor. 7 years ago

%d bloggers like this: