15
Abr
11

babel

Fachada do teatro Club Noir

A eternamente emblemática   Rua Augusta, vem se reinventando, após um longo período de ostracismo e decadência.  Uma fauna nada convencional tem sido responsável por essa transformação.

Ali a deselegância nada discreta de meninos e meninas de classe média alta, antenados  e com acesso a informação, convive em absoluta harmonia com travestis turbinados, casais moderninhos de meia idade, vigaristas aposentados, marreteiros, starlets de strip-tease e evangélicos desiludidos. Hare Krishnas incensando gostosonas de segunda, que  desfilam seus figurinos duvidosos entre, casas de artigos para  umbanda, açougues, cabeleireiros mequetrefes, teatros, restaurantes meia boca, inferninhos com luz vermelha, lojas de roupas ordinárias, e perucas coloridas. Um verdadeiro melting pot tupiniquim.  Tempos Modernos, Blad Runner,  Metropolis?  Arriscaria dizer que é a nova cara de São Paulo – com um pé no caus. e outro na modernidade !

Este cenário multifacetado, além de ser palco para  essa tipologia bastante diversificada,  tem sido também celeiro de espaços alternativos que se  impõe por meio de uma arquitetura despretensiosa e  despojada,  mas cheia de personalidade e vigor. Galerias com bala na agulha, catapultando novos talentos que vão sacudir a cena artística da cidade, escolas multidisciplinares,  funcionando como laboratórios de experimentações, pipocam aqui e ali.

Um exemplo disso, é o Club Noir, encomendado pelos integrantes da companhia teatral que dá nome ao espaço aos arquitetos Lucas Fehr e Mário Figueroa, do Estúdio América. Um grupo de jovens atores em busca de uma sede: esse é o início do enredo que, desenvolvido com o aporte de recursos municipais de fomento à cultura, resultou na obra do pequeno teatro , localizado no início da Rua Augusta, região central de São Paulo.

O teatro, com pouco menos de 300 metros quadrados de área, foi implantado num antigo galpão com planta retangular. O programa é composto de café, livraria, escritórios e uma área com maiores dimensões para o conjunto palco/platéia. De configuração flexível – “tudo poderia ser palco, tudo poderia ser platéia”, comenta Fehr -.

Quando tenho tempo, gosto muito de transitar por esse lado B da Rua Augusta, um lugar pulsante e cheio de informação. Passa lá também!

Balcão envidraçado

Escada leva ao mezanino Área dos sanitários

Anúncios

4 Responses to “babel”


  1. Setembro 18, 2009 às 5:01 am

    Não conheço o club Noir, mas irei. E retratou bem a Augusta. Aliás, foi o lugar que reencontrei vc e Edna. Adorei, precisamos repetir.

    bjs

  2. 2 Mel
    Setembro 19, 2009 às 6:09 pm

    Adorei! A Augusta nunca é a mesma…
    kiss!

  3. 3 bru
    Outubro 1, 2009 às 6:11 pm

    Mario Figueiroa foi meu professor na faculdade…belo projeto!
    beijoca

  4. 4 Edna De Divitiis
    Abril 15, 2011 às 9:23 pm

    Bora pra lá, deu vontade!


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


autor/proposta

josé luiz leone, arquiteto/designer ARQBAR = BAR : balcão+serviço rápido+amigos+ camaradagem+bate papo+ descontração+ circulação de informações+pessoas+ aprendizado+relacionamentos +parcerias+divulgação de trabalhos+ cumplicidade+novidade+ informação+arte+arquitetura+design

Acessos

  • 118,379 acessos
Abril 2011
S T Q Q S S D
« Mar   Maio »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  

Páginas

twitter

  • @MarceloTas O mais preocupante da renúncia de Bento XVI é Lula mudar os planos e querer ocupar a santa cadeira 4 years ago
  • a forma do som? wp.me/pqIMY-116 5 years ago
  • Ufa, segundo turno. Nos livramos do Netinho, mas infelizmente não do tiririca.Td bem vamos eliminando pouco a pouco 6 years ago
  • Olha aí o povo dano o recado nas urnas : lugar de pagodeiro e fazer show para quem gosta 6 years ago
  • RT @Ednad: A @locaweb informou que o "problema" pode se manter por 15 dias. Até lá muitos já mudaram para outro fornecedor. 7 years ago

%d bloggers like this: