20
Abr
11

ensaio sobre a cegueira

O que ficou para mim,   foi a seguinte pergunta:  Se isto significa o que ela não vê, imagine  então,  o que  ela enxerga?

Pinturas Cegas, essa é a  exposição que a diva Tomie Ohtake está nos “concedendo” , no Instituto que leva o seu nome, no frescor de seus 97 anos. Entre o fim dos anos 50 e início dos 60, ela concebeu esta série de pinturas, com os olhos vendados, abrindo uma janela, para um outro tipo de percepção pictórica.

Confesso  que ao entrar na sala onde estão as obras, rolou um troço esquisito, que senti poucas vezes, ao ver uma exposição. Um tipo de transe que me jogou em outras atmosferas. Não conhecia essas telas.  Apesar de conviver há anos com Tomie, através de uma gravura que tenho em minha sala,  fiquei   extasiado e surpreso!  Tive que trabalhar um  conjunto de músculos totalmente diferentes,  na tentativa de desvendar  aquele universo, para mim, inclassificavel.

Ó, seguinte, quando cê  for lá, deixa a iluminação impecável da exposição,  um show à parte,   te conduzir  nessa viagem.

Segundo Eduardo Constantini, criador do Malba – Museu da Arte Latinoamericano de Buenos Aires –  quando folheava o livro onde estão justamente as Pinturas cegas:

“Se a artista vivesse na Europa ou Estados Unidos, seria mundialmente conhecida”.

Claro, nem precisava dizer.

Anúncios

1 Response to “ensaio sobre a cegueira”


  1. 1 Edna De Divitiis
    Abril 24, 2011 às 11:43 am

    Realmente, esta exposição é o máximo. Parabéns ao curador que conseguiu reunir esta coleção, hoje dispersa em museus e acervos particulares. Golaço do Instituto Tomie Ohtake. Tomara que a exposição vá para outras cidades , países…


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


autor/proposta

josé luiz leone, arquiteto/designer ARQBAR = BAR : balcão+serviço rápido+amigos+ camaradagem+bate papo+ descontração+ circulação de informações+pessoas+ aprendizado+relacionamentos +parcerias+divulgação de trabalhos+ cumplicidade+novidade+ informação+arte+arquitetura+design

Acessos

  • 118,379 acessos
Abril 2011
S T Q Q S S D
« Mar   Maio »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  

Páginas

twitter

  • @MarceloTas O mais preocupante da renúncia de Bento XVI é Lula mudar os planos e querer ocupar a santa cadeira 4 years ago
  • a forma do som? wp.me/pqIMY-116 5 years ago
  • Ufa, segundo turno. Nos livramos do Netinho, mas infelizmente não do tiririca.Td bem vamos eliminando pouco a pouco 6 years ago
  • Olha aí o povo dano o recado nas urnas : lugar de pagodeiro e fazer show para quem gosta 6 years ago
  • RT @Ednad: A @locaweb informou que o "problema" pode se manter por 15 dias. Até lá muitos já mudaram para outro fornecedor. 7 years ago

%d bloggers like this: