06
Mar
13

eu uso óculos

oculos3

Cada um enxerga o mundo de uma maneira diferente,  mas por pura comodidade, levamos para frente a história  de que todos enxergam a mesma coisa.

Lá no fundo,  sempre rola  a seguinte  dúvida:  será que o caboclo  aí ao meu lado, enxerga uma árvore do mesmo modo que eu?  Aparentemente sim.  Pois então, experimente colocar dez pessoas sentadas na frente de uma  e pedir para desenha-la.   Dez desenhos absolutamente diferentes, surgirão.

No final dos 70’s, Carlos Castaneda, propunha,  entre meia dúzia de questões,  “viajandão”  no livro –   “Uma estranha realidade “,  a seguinte baforada aos discípulos do índio mexicano, Don Juan:  Qual  a diferença entre  – ver e enxergar?  

É óbvio que o enfoque era absolutamente esotérico, baseado em conhecimento de outras realidades, através de  viagens à base de ervas alucinógenas.   Quem quisesse ser moderno à época,  não tinha outra alternativa a não ser  embrenhar-se em suas paginas lisérgicas, discutindo o tema à exaustão. Tudo para chegar a simples conclusão  de que sempre existe um outro olhar para tudo, um olhar além, inclusive com  informações transcendentais,  dependendo da veneta do observador ou  da intensidade do farol de cada um.  Outras convicções… outras crenças.

Mas que um bom  par de óculos, nos faz enxergar a vida melhor,  já não tenho a menor dúvida.  Com o passar do tempo, nosso   fiel escudeiro torna-se  um apêndice indispensável,   resultante de estranhas mutações oculares .  Sem eles, somos capazes de sair por aí lendo livros de ponta cabeça. Vexame…  Quando assumem a função de peças de design, valorizam o rosto,  imprimem estilo e  ainda nos conduzem com  elegância em  todos os lugares por onde circulamos.   Luxo total.

Os escuros?  Bem,  esses são um assunto à parte.   Deixo de pagar uma conta, mas não esqueço os meus. Com chuva, sol,  frio, e porque não dizer à noite, sempre estou com eles – os indefectíveis óculos escuros.

Os de grau,  comecei a usa-los depois de muitos e  muitos anos de estrada.  Confesso que não achei muita graça,  mas como  passaram a ser as mãos que me guiam  por esse velho mundão, não tive outro jeito, senão sucumbir a eles. Quando os esqueço, fico à deriva. Um zumbi.

Óculos no rosto são  capazes de imprimir outra identidade. Quem não tem o desejo de se disfarçar, virar outra pessoa?  Mudar,  ficar mais atraente? Clark Kent,  já fazia isso na maior cara de pau.  Crescemos achando que ele e super homem, definitivamente não fossem a mesma pessoa. Um simples par de óculos era o responsável pela dupla identidade. Sempre embarquei nessa viagem?

Óculos bacanas, que ficam bem em nossos rostos,  fazem, não só  com que enxerguemos o mundo corretamente, mas também com que  os outros nos vejam melhor.

Se Fernando Pessoa  e sua trupe de heterônimos, vivessem hoje, fico imaginando que disputariam  à tapa com  Elton John, as últimas novidades.

Talvez por falta de  entregar-se  ao amigo,  pessoas passam pela vida vendo uma coisa e enxergando outra.

Sem querer,  o nosso  bom e velho Castaneda,  tinha razão:   enxergar ou ver,   que seja com  os olhos da alma.

As meninas, nossas eternas pupilas  dançam e  agradecem felizes no palco do nosso olhar, preservadas pela tênue lente de um belo par de óculos que as deixam ainda mais lindas. A  paisagem fica menos embaçada e  pode nos resgatar de  uma inconveniente  ilusão de ótica,  seja física ou espiritual.

django 2

830_509016722452671_581985140_n0culos23oculos12oculos16 

oculos17 oculos20

oculos37oculos49oculos56oculos22                         oculos27            oculos42oculos58                                                                                            

oculos33oculos1oculos10oculos14oculos29
oculos36
oculos40

ocuos24

oculos59oculos24oculos18oculos21oculos15oculos32oculos34oculos41oculos43oculos30oculos61

                                                                                                                                                                                      

Anúncios

0 Responses to “eu uso óculos”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


autor/proposta

josé luiz leone, arquiteto/designer ARQBAR = BAR : balcão+serviço rápido+amigos+ camaradagem+bate papo+ descontração+ circulação de informações+pessoas+ aprendizado+relacionamentos +parcerias+divulgação de trabalhos+ cumplicidade+novidade+ informação+arte+arquitetura+design

Acessos

  • 118,402 acessos
Março 2013
S T Q Q S S D
« Fev   Abr »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Páginas

twitter

  • @MarceloTas O mais preocupante da renúncia de Bento XVI é Lula mudar os planos e querer ocupar a santa cadeira 4 years ago
  • a forma do som? wp.me/pqIMY-116 5 years ago
  • Ufa, segundo turno. Nos livramos do Netinho, mas infelizmente não do tiririca.Td bem vamos eliminando pouco a pouco 6 years ago
  • Olha aí o povo dano o recado nas urnas : lugar de pagodeiro e fazer show para quem gosta 6 years ago
  • RT @Ednad: A @locaweb informou que o "problema" pode se manter por 15 dias. Até lá muitos já mudaram para outro fornecedor. 7 years ago

%d bloggers like this: